9 de novembro de 2016

Giardíase Canina

Giardíase Canina

  Giardíase Canina trata-se de de uma doença causada por um protozoário o qual infecta  diversos animais inclusive o homem, e por isso é considerada uma zoonose.
 Popularmente a giardíase também é conhecida como Enterite por Giárdia, Gastrenterite por Giárdia, Duodenite por Giárdia, Lambliose ou Giardose.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a giardíase uma zoonose em 1979, por apresentar baixa especificidade pelos hospedeiros.
   A transmissão se dá pela ingestão dos cistos (ovos) que se alojam  na água, alimentos contaminados (lembre-se de lavar muito bem as frutas, legumes e verduras) e  através das fezes.
  É comum o cão contrair em locais que demais cães frequentam pois, ali ,outro canino pode ter deixado suas fezes contaminadas e o ambiente fica contaminado.
  Seu cão saiu para passear, depois ele se lambe logo após o passeio, hábito comum de auto higiene, e depois como de costume vem lamber você, pronto você pode se contaminar...é difícil mas não é impossível a transmissão por saliva.
 Os sintomas nos cães são fezes amolecidas ou diarreia com cheiro forte,vômitos e dores abdominais, somando-se a perda de peso e a óbito em casos graves.
  Alguns caninos podem ser assintomáticos, mas eliminam os cistos (ovos) através das fezes contaminando humanos e outros animais.
  Para os cães  há a vacina GiardiaVax (única no mercado), a qual é feita  incialmente em duas doses com intervalo de 21 a 30 dias e o reforço é anual com dose única.
  O ideal é testar o animal para giardia antes da vacina e em caso positivo instituir o tratamento. Converse com o médico  veterinário para saber o melhor protocolo para cada caso .  
  A vacina não impede que o animal se contagie, mas não  o torna  transmissor, e os sintomas serão mais leves, a vacinação é preventiva, não tem efeito curativo e deve ser aplicada anualmente.

   Então,  faça a sua parte se programe e comece a prevenção, também pedimos que divulgue estas informações assim o conhecimento  chega a mais pessoas e você estará ajudando muitos focinhos.

  Seja legal, cuide do seu animal.



Fonte: www.zoetis.com.br
Revisão: Veterinária Débora Porto Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário